LeBron James : O Super Atleta



Aos 33 anos, e na sua 15ª época na NBA, LeBron James continua a ser coroado como um dos melhores de sempre, e está a um pequeno passo de alcançar um feito nunca antes conseguido por ele, jogador em todos os 82 jogos da época regular.
Com 2,02 metros de altura, e pesando cerca de 110 kg, LeBron deve grande parte de todo este atleticismo à sua genética e também ao seu trabalho, não só no número de horas, mas também a toda a preocupação que evoca ao treino de força e à sua recuperação.
Notícias recentes dão conta que James dispende cerca de 1,5 milhões de euros por ano exclusivamente dedicados à manutenção de toda a sua performance física, contando com o apoio de preparadores físicos, massagistas, cozinheiros e até com professores de biomecânica. Os seus cuidados com a reabilitação vão ainda mais longe, sendo que LeBron criou em casa o seu próprio sistema de crioterapia e conta ainda com a ajuda de uma câmara hiperbárica Hyperbaric Oxygen Therapy Chamber (HBOT), em que o mesmo é submetido a uma pressão duas ou três vezes superior à pressão atmosférica ao nível do mar, respirando oxigênio puro a 100%. Pelo aumento da oxigenação tecidual, o oxigénio hiperbárico promove a angiogénese, a atividade leucocitária, a proliferação fibroblástica e a deposição de colagénio, aumentando consideravelmente a regeneração tecidual, motivo pela qual LeBron aposta nesta técnica de recuperação.
Em declarações à imprensa americana, alguns dos companheiros do astro americano afirmam que LeBron ingere batidos ricos em Hidratos de Carbono logo após o final dos jogos, com o objetivo de restaurar as reservas de glicogénio muscular. Nas viagens de avião de regresso a Cleveland, James continua o seu processo de recuperação com recurso a eletroestimulação e faz uso também de mangas e calções de compressão, com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo, numa tentativa de remover o ácido lático e as toxinas das principais áreas lesadas.
Em 2013, a prestigiada cadeia televisiva norte-americana ESPN procurou saber de que maneira é que LeBron se destaca dos demais atletas, e para isso realizou um pequeno documentário intitulado de "LeBron James Sport Science" (vídeo à esquerda).
Através dele podemos constatar que um jogador de NBA necessita em média de 13 passadas para percorrer um campo de basket em todo o seu comprimento, enquanto que LeBron precisa apenas de 9. No que diz respeito à velocidade, James é capaz de correr a uns impressionantes 32 km/h, estando ao nível dos futebolistas mais rápidos do mundo, onde fazem parte nomes como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Gareth Bale. No que diz respeito ao passe, LeBron consegue arremessar a bola a uma velocidade de cerca de 60 km/h em apenas 0.18 segundos, dados bastantes superiores quando comparados com alguns dos melhores atletas de futebol americano, que necessitam do dobro do tempo (~0.42 seg.) para gerar os mesmos níveis de força. Toda esta relação força-velocidade é traduzida pela potência que o atleta tem em gerar grandes níveis de força num tempo bastante reduzido, que aliás, está descrito na literatura como sendo um dos principais fatores diferenciadores entre a atletas de elite ou não. O vídeo refere ainda que LeBron lança ao cesto a uma altura média de 2,75 metros, valor que se volta a relacionar com a sua incrível Taxa de Produção de Força (TPF), capaz de o colocar ao nível dos melhores atletas de sempre do desporto em geral.
De acordo com a Elias Sports, Lebron James faz parte de um lote restrito de três jogadores na história da NBA que conseguiu ultrapassar a barreira dos 300 pontos, 80 ressaltos e 80 assistências nos seus 10 primeiros jogos nos playoffs. Um feito que só havia sido alcançado pelos lendários Michael Jordan (1989) e Oscar Robertson (1963).
Analisando tudo isto, podemos acreditar que LeBron não vai parar tão cedo e pode ser que venha a cumprir a sua ambição de competir na liga mais competitiva do mundo até aos 40 anos, valor que para muitos parece ser impossível, contudo, nunca sabemos o que esperar de um atleta como LeBron "The King" James.